EM ESPINHO
Siga-nos:
Turismo
Moinhos

Enquadrados num ambiente pitoresco, os moinhos hidráulicos localizam-se, na sua maioria, nas margens dos rios ou ribeiras e estão espalhados por todas as freguesias do concelho de Espinho. Por outro lado, os moinhos de vento eram construídos em locais ventosos e desabrigados, para que nenhum obstáculo pudesse impedir o vento de passar. Geralmente no alto de montes ou junto ao litoral.

 

Os moinhos faziam parte do dia-a-dia dos lavradores, uma vez que era aí que o cereal se transformava em farinha, e posteriormente em pão ou boroa.

 

Alguns eram partilhados entre vários "herdeiros”, que entre si dividiam o uso e a manutenção, especialmente no caso dos moinhos de água. Nos moinhos de vento, de manuseamento mais complicado, havia um moleiro profissional, responsável por essas tarefas.

 

A construção destas estruturas era feita de materiais existentes no local: pedra para as paredes e madeira para suporte da cobertura.

As velas eram geralmente de pano, mas no litoral noroeste português verificou-se a existência de moinhos com velas de madeira e de formato trapezoidal.

 

No concelho de Espinho, os moinhos de vento do Lugar do Mocho destacam-se numa paisagem híbrida que aproximava o campo do mar, mas hoje em dia estão desativados.

Quanto aos moinhos hidráulicos de rodízio ainda existem alguns e podem ser vistos pelo concelho de Espinho:

  • Moinho hidráulico de rodízio do Carvalhal de Baixo, em Anta. Bem conservado, desativado, pertencente a particulares;
  • Moinho hidráulico de rodízio do Gavião em Anta; Muito bem conservado, unidade de moagem, pertencente a particulares;
  • Moinho hidráulico de rodízio do Praule em Guetim. Bem conservado, habitação e unidade de moagem, pertencente a particulares;
  • Moinho hidráulico de rodízio da em Picadela em Guetim. Estado de abandono, desativado, pertencente a particulares;
  • Moinho hidráulico de rodízio de Covêlos em Silvalde. Alguns sinais de degradação, unidade de moagem, pertencente a particulares;
  • Moinho hidráulico de rodízio das Escadas da Relva em Silvalde. Bem conservado, desativado, pertencente a particulares.


« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados