EM ESPINHO
Siga-nos:
Turismo
Violinos Capela

No ano de 1924, o jovem marceneiro Domingos Capela, natural da freguesia de Anta, concelho de Espinho, consertou o violino do músico italiano Nicolino Milano que atuava num dos casinos da terra. A perfeição demonstrada no trabalho foi tão evidente, que Milano entregou-lhe mais sete violinos para consertar.

Os seus primeiros violinos foram construídos em madeira de plátano. Em 1931, o músico italiano voltou a Espinho e depois de constatar o trabalho do artesão, propôs-lhe um emprego na casa Hill de Londres, que Domingos Capela veio a recusar por motivos de ordem familiar.

Na cidade do Porto, conheceu a violoncelista Guilhermina Suggia, que o convidou para trabalhar no conservatório de Música do Porto a consertar instrumentos de arco. A partir daqui nunca mais deixou de construir instrumentos de arco, violas e guitarras, trabalhando na sua oficina situada perto do Largo da Igreja de Anta.

O seu filho António Capela foi o único que seguiu a arte do pai e com um enorme sucesso internacional. Estudou em Paris e Mirecourt e também em Itália, na cidade de Cremona, com bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus estudos permitiram-lhe aperfeiçoar a técnica de construção de violinos.

Em 1963 participou no concurso de Liége, Bélgica, onde ganhou o primeiro prémio na categoria de sonoridade e o quarto na categoria "luthier”. No ano de 1967, concorrendo com dois violinos, participou num concurso em Poznan, na Polónia, obtendo um 2.º e um 4.º prémio. O seu maior êxito concretizou-se em 1972, novamente em Poznan, onde concorreu com quatro violinos, alcançando os quatroprimeiros lugares e as maiores pontuações de sonoridade e trabalho. Como júri, têm participado em diversos concursos internacionais. A Câmara Municipal de Espinho concedeu-lhe a Medalha de Prata de Mérito Artístico e em 1991, a Presidência do Conselho de Ministros, condecorou-o com a Medalha de Mérito Cultural, de valor artístico nacional e internacional. É fundador e vice-presidente da AssociaçãoEuropeia de Construtores de Violinos e Arcos.

Seguindo as pisadas do avô e do pai, Joaquim Capela, construiu o seu primeiroviolino aos 13 anos e pouco depois participou no seu primeiro concurso internacional. Têm alcançado vários prémios em concursos realizados na Itália, Polónia, Alemanha, Bulgária, e Japão, mantendo uma tradição familiar que já vai na terceira geração.

Contactos:
Luthier António Capela (pai)
Luthier Joaquim António Capela (filho)

Morada
Rua de S. Martinho, nº 713
4500-054 Anta, Espinho
Tel.: 22 734 06 58
Fax: 22 734 24 78
Site: www.capelaportugal.pt




« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados