EM ESPINHO
Siga-nos:
Turismo
Talassoterapia

A Talassoterapia é um método terapêutico que utiliza a Água do Mar como meio de tratamento de variadas afecções, cuja composição semelhante ao plasma sanguíneo, permite uma hidratação e regeneração em organismos depauperados pelas vicissitudes do quotidiano.

Embora o termo Talassoterapia só tenha surgido em 1869, em Arcochon, com o técnico de saúde La Bonnardiere, a utilização da Água do Mar  como método medicinal, remonta à mais alta antiguidade.

Mas é no séc. XVIII que Richard Russel, médico inglês, vai desencadear um grande uso terapêutico do mar. Usa a Talassoterapia para obter benefícios nos tratamentos externos - banhos, e internos – bebida para diversas afeções.

Em 1860 funda-se este processo em Berk, França, com óptimos resultados obtidos e estudos valiosos foram feitos após esta data que incluíam as Algas Marinhas.

Graças às investigações de René Quinton, biólogo, largos passos se deram nas descobertas em relação à Água do Mar, sendo publicado em 1904 a " Lei da Constância Marinha Original” ainda hoje actualizada. É a partir de 1953, que se desenvolve fortemente a Talassoterapia em vários centros especializados para esta prática.

Os tratamentos de Talassoterapia são idênticos aos das termas de Hidroterapia só que na variante  - Água do Mar. Os mais utilizados são os banhos simples, podendo ser enriquecidos com Tratamentos de Algas, com uma grande concentração de minerais , vitaminas e proteínas.

A Talassoterapia pode ser aplicada em vários padecimentos, desde os casos mais simples aos mais complexos, afecções do sistema neurovegetativo, reumatológico, traumatismos vários, problemas neurovasculares, circulatórios, afecções respiratórias, e muitas mais situações clínicas.

No Balneário Marinho de Espinho a riqueza da água do mar fortemente iodada é devidamente aproveitada para Talassoterapia, tem o tratamento adequado para cada caso, desde terapias de emagrecimento aos simples exercícios de manutenção, passando pela aplicação de algas e banhos de imersão nas diversas formas de reumatismo, sequelas e traumatismos ósteo - articulares e outras situações clínicas.


« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados