EM ESPINHO
Siga-nos:
Turismo
Ambiente

Anualmente a Associação da Bandeira Azul da Europa promove o desenvolvimento de um tema através das atividades de educação desenvolvidas nas praias galardoadas. O tema em foco no ano de 2012 é o "Turismo Sustentável”.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável visa a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais, garantindo o crescimento económico de forma sustentável não prejudicando as necessidades das gerações presentes e futuras.

Desta forma o desenvolvimento do turismo deverá ser feito de forma responsável e regrada de forma a atender ao código de ética da OMT. De destacar o artigo 3º do mesmo código: "As infraestruturas devem ser concebidas e as atividades turísticas programadas de forma que seja protegido o património natural constituído pelos ecossistemas e pela biodiversidade, e que sejam preservadas as espécies ameaçadas da fauna e da flora selvagens. Os agentes do desenvolvimento turístico, principalmente os profissionais, devem permitir que sejam impostas limitações ou obstáculos às suas atividades, quando elas forem exercidas em zonas particularmente sensíveis, regiões desérticas, polares ou de elevadas montanhas, zonas costeiras, florestas tropicais ou zonas húmidas, propícias à criação de parques naturais ou reservas protegidas.”

A chave do turismo sustentável assente no planeamento. O Planeamento e a gestão da prática do turismo sustentável não devem centrar-se exclusivamente em evitar prejuízos ambientais, mas aliar a preservação da cultura e do meio ambiente de forma a minimizar os impactos da atividade fazendo com que a atividade económica se consiga desenvolver.

Para que o turismo sustentável seja implementado é necessário atender aos seguintes fatores:
•Desenvolvimento de estruturas compatíveis com o meio ambiente;
•Não adoção do turismo em massa;
•Demonstração ao público do tipo de turismo que se pretende desenvolver.
O ecoturismo e o turismo de natureza são atualmente reconhecidos como formas de turismo sustentável uma vez que são valorizadas, enriquecedoras e respeitam o património natural e a população local.

Associação Bandeira Azul da Europa | www.abae.pt


« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados