XXIII Estátuas Vivas

8 e 9 junho | O mais antigo encontro de estátuas vivas do mundo está de regresso a Espinho
O mais antigo Encontro Internacional de Estátuas Vivas do Mundo volta a animar a cidade de Espinho, nos próximos dias 8 e 9 de junho.
Em pleno coração da cidade, o XXIII Encontro Internacional de Estátuas Vivas apresenta as melhores performances artísticas de imobilidade proporcionando, uma vez mais, a cumplicidade entre os participantes e o público.
O XXIII Estátuas Vivas é uma organização da Câmara Municipal de Espinho a realizar na Praça Dr. José Oliveira Salvador (Largo da Câmara Municipal), no dia 9 junho (domingo), a partir das 15h30, e que contará com a participação de 40 estátuas a concurso às quais se juntam convidados da Argentina/Espanha e Ucrânia.
Na noite anterior ao encontro (sábado, 8 junho), a partir das 21h30, realizar-se-á o Lu(g)ar de Estátuas, evento que reúne num deslumbrante e mágico ambiente, estátuas premiadas pelo júri em edições anteriores.
Pelo segundo ano consecutivo, o Lu(g)ar de Estátuas terá como pano de fundo a emblemática Rua 19, onde as estátuas colocadas nas montras dos estabelecimentos comerciais exibem a sua performance.
Ao longo destes 23 anos, o Encontro Internacional de Estátuas Vivas permitiu que esta arte performativa ganhasse notória visibilidade a nível nacional e internacional, potenciando o despontar de Encontros semelhantes em muitas dezenas de cidades por todo o mundo, bem como o aparecimento de novos criadores e artistas, que tiveram neste evento a possibilidade de exibir o seu talento e trabalho.
Na presente edição, serão atribuídos os seguintes prémios: «Prémio Especial do Júri», «Prémio Revelação» e «Prémio do Júri». Caberá, ainda, ao público escolher a sua estátua favorita, que será eleita com o "Prémio do Público".
António Gomes dos Santos, recordista mundial da imobilidade, estará uma vez mais presente, como convidado especial deste Encontro.
No sábado (23h00) e no domingo (18h00), destaque para a surpreendente performance "Pipeline Madrid", da companhia espanhola Alucinarte Animación Teatral. A companhia está sediada em Barcelona dedicando-se, há vários anos, à animação teatral de rua. Sob direção artística de Jorge Balmaseda, tem atuado em festivais e outros eventos por toda a Espanha, bem como em vários outros países.

Júri do XXIII Encontro Internacional de Estátuas Vivas
  • Armando Bouçon, chefe da Divisão de Cultura e Museologia da Câmara Municipal Espinho
  • Susana Bento, vencedora do grande prémio do Júri de 2018
  • Constança Araújo Amador, artista plástica