Intervenção Social
Imprimir Partilhar

Seminário "Deitados à Rua" com mais de uma centena de participantes

Um dia dedicado a debater as problemáticas dos cidadãos em situação de sem-abrigo
Realizou-se na passada quinta feira (26 set.), o seminário "Deitados à Rua: o drama dos cidadãos em situação de sem-abrigo".
Este seminário, decorreu no auditório do Museu Municipal Espinho e contou com a presença de mais de uma centena de participantes que eram, na sua maioria, decisores e profissionais que trabalham em entidades públicas e privadas com que lidam com esta problemática social.
O seminário contou com a abertura de Lurdes Ganicho, vereadora Câmara Municipal com o pelouro da Ação Social, à qual se seguiram os 4 painéis programados: 
  • Processos de (des)integração: a Vivência na rua e os duplo-diagnósticos;
  • As políticas sociais ativas e as formas inovadoras de olhar e ver;
  • Os direitos básicos e essenciais: garantia de igualdade;
  • Os telhados como elementos essenciais na intervenção.
O dia traduziu-se num momento de reflexão técnica sobre a problemática da população em situação de "sem-abrigo" que pretendeu transmitir um conhecimento mais aprofundo desta temática, bem como dar a conhecer a necessidade de apoios para a garantia dos direitos efetivos de todos os cidadãos. Teve como objetivo evidenciar a importância da intervenção na rua enquanto espaço primário de contacto e de inclusão, assim como analisar alternativas ao realojamento em habitação social clássica, tendo sido apresentados exemplos inovadores e estimulantes de intervenção com os cidadãos que vivem na rua.
Ler mais