Gastronomia
Imprimir Partilhar

Sem Espinhas celebrou peixe e marisco de Espinho

O projeto "Sem Espinhas" pôs Espinho à mesa com a primeira edição da "Rota de Restaurantes"
O evento que decorreu entre 18 e 24 de março contou com a adesão de 17 restaurantes especialmente vocacionados para a confecção de pratos de peixe e marisco. Foram servidas em média 800 refeições por dia a clientes que se deslocaram propositadamente a Espinho para degustar a sua gastronomia.
A qualidade dos menus, os preços convidativos e a hospitalidade e o serviço prestado pelos estabelecimentos aderentes garantiram o sucesso da iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Espinho.
A Rota dos Restaurantes convidou a degustar, ao almoço e ao jantar, 17 menus com os melhores e os mais frescos e genuínos sabores do mar, num percurso de experiências gastronómicas que homenageia as especialidades e os pratos típicos inspirados no Mar de Espinho. Do camarão da costa à caldeirada, passando pela sopa de peixe, lulas grelhadas, arroz de marisco, petinga, jaquinzinhos ou cataplana de peixe várias foram as sugestões gastronómicas disponíveis para quem gosta de comer peixe e marisco com sabor a tradição.
O evento, que se enquadra no projeto Sem Espinhas, tem como objetivo a valorização da gastronomia da cidade, teve uma forte adesão do público local, que aderiu à iniciativa, mas também de público de fora da cidade, como afirma o proprietário de um dos restaurantes aderentes: "Recebemos muita gente de fora: Aveiro, Porto, Coimbra". Se os clientes saíram satisfeitos, não menos agradados ficaram os restauradores locais, que viram as suas casas cheias em época baixa, afirmando que "já não se via movimento assim na restauração há muito tempo (...) tivemos dias iguais de ocupação como dias de verão".
A Rota dos Restaurantes volta em outubro e já deixa água na boca, mas o Sem Espinhas não pára. É já para maio a realização do Fórum, que constituirá um espaço de reflexão e discussão sobre os temas do Mar, em simultâneo já trabalhamos na produção de quatro mini-documentários, com testemunhos das histórias do Mar de Espinho.
No verão vem aí tradicional almoço de rua no âmbito desta marca e deste conceito lançado pela Câmara Municipal de Espinho para dinamizar e promover a economia local no sector da restauração que baseia a oferta nos pratos de peixe e marisco com identidade e tradição no mar e na comunidade piscatória da cidade.





Ler mais