Intervenção Social

Rota Criativa - Rede de Ofícios Tradicionais e Arte Criativa

Projeto pretende estimular o artesanato criativo com o objetivo de sensibilizar e dinamizar as atividades tradicionais

O Município de Espinho em parceria com a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, Junta de Freguesia de Espinho e a ADCE - Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho, apresentou o novo Centro de Ofícios Tradicionais da ROTA Criativa.
A sessão de apresentação e esclarecimento decorreu no passado dia 03 de outubro no edifício do Mercado Municipal de Espinho.
ROTA Criativa tem como objetivo a criação de centros de ofícios tradicionais e a capacitação de artesãos, nos concelhos de Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Oliveira de Azeméis.
O projeto visa estimular o artesanato criativo com o objetivo de sensibilizar e dinamizar as atividades tradicionais criando para o efeito mecanismos de apoio e capacitação para a cooperação entre as Pequenas e Médias Empresas - PME regionais e os artesãos, através de uma abordagem assente na inovação, facilitando a cooperação e a rede de contactos.
O artesão ao inscreverem-se na ROTA Criativa fará parte de uma rede de artesãos, onde a promoção e a cooperação entre os mesmos torna-se uma oferta abrangente e mais competitiva.
Os interessados podem fazê-lo no balcão de atendimento instalado no 1º piso do Mercado Municipal de Espinho, lojas 14 e 15.
Objetivos do projeto:
  • Criar Centros de Ofícios Tradicionais (centros de incubação para artesãos) enquanto mecanismos de rede para promoção e dinamização das artes tradicionais;
  • Qualificação do artesanato e de artesãos;
  • Criação de artesanato criativo com base na identidade do território/concelho;
  • Dinamizar atividades de promoção, sensibilização e dinamização das atividades tradicionais;
  • Promover práticas de cooperação.
A Rota Criativa consiste num projeto de qualificação, financiado ao abrigo do Sistema de Apoio a Ações Coletivas na tipologia de Qualificação, apoiado pelo NORTE 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Para mais informações: geral@rotacriativa.pt