Recolha seletiva avança em 2 zonas de Espinho

Teve início hoje, a recolha multilateral porta-a-porta, no município de Espinho. O novo circuito de recolha seletiva abrangerá cerca de 2000 fogos e decorrerá, regularmente, no setor residencial e também no setor de serviços, na zona de Anta e Guetim, a nascente da A29.
Este projeto foi apresentado com a presença de Pinto Moreira, presidente da Câmara Municipal de Espinho, do vereador Quirino de Jesus, do presidente da União de Freguesias Anta e Guetim, Nuno Almeida e do administrador da LIPOR, Fernando Leite, com a atribuição dos primeiros kits de recolha, de um total de 8000 contentores com 40 litros de capacidade.
Técnicos da LIPOR acompanharam esta entrega de kits e esclareciam as dúvidas dos munícipes, apelando a uma correta separação, informando sobre a periodicidade da recolha e procedimentos de deposição, entre outras questões. Todos os fogos serão contactados pessoalmente pela LIPOR, estando prevista a conclusão da entrega dos 8 mil contentores em meados de julho deste ano.

A implementação deste novo sistema será precedida da distribuição de equipamentos de contentorização para recolha dedicada das várias frações (papel/cartão, plástico/metal, vidro e indiferenciados, a cada um dos fogos abrangidos, em simultâneo com uma ação de sensibilização, que irá introduzir e apelar a uma correta separação, informar sobre a periodicidade da recolha, procedimentos de deposição, bem como sobre as mais-valias deste novo sistema, nomeadamente o apoio a causas sociais.
Com o mote "Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, também porta-a-porta, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis recolhidos reverterão a favor do Núcleo da Cruz Vermelha de Espinho. A ação foi, igualmente, antecedida por um momento de ativação com a entrega de informação aos cidadãos.

Também pode querer consultar a página oficial "Reciclar é Dar +, O seu lixo ajuda causas sociais!"