Novo Conselho de Administração do CHVNG/E

A Câmara Municipal marcou presença na apresentação do novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Nova Gaia/Espinho

A Câmara Municipal de Espinho marcou presença na apresentação do novo Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho - CHVNG/E . Representado pelo vice-presidente da Câmara, Vicente Pinto, o município de Espinho mostrou-se disponível para colaborar com o novo Conselho de Administração, presidido por Rui Guimarães, ao qual desejou os maiores sucessos no desempenho das novas funções.
Com efeito, a nomeação do novo conselho de administração era fundamental, dado o vazio existente há muito, desde a renúncia do anterior presidente do conselho de administração.
A falta de meios, escassos recursos financeiros e humanos deste centro hospitalar, tem vindo a aprofundar a degradação dos serviços de saúde às populações. O CHVNG/E tem hoje carência de pessoal sendo necessário reforçar os seus recursos humanos. Constata-se a falta de médicos, enfermeiros, pessoal não médico, administrativos e assistentes operacionais. O prosseguimento urgente do projeto de requalificação do Hospital de Gaia é vital para o bom desempenho médico e para a melhoria dos serviços prestados.
Assim, é urgente retomar o investimento e a reorganização dos serviços, em especial através da descentralização de algumas valências para o Hospital de Espinho, aproximando os serviços das populações.
No Hospital de Espinho, tem sido adiada a criação da Unidade de Convalescença com 34 camas. O Ministério da Saúde está a faltar ao compromisso com o município de Espinho que adquiriu e disponibilizou, há mais de um ano, camas articuladas para esse efeito, que estão ainda hoje sem utilização.
Face aos constrangimentos existentes nas urgências do hospital central, é absolutamente necessário abrir um Serviço Urgência Básico (SUB ) no Hospital de Espinho, para responder às necessidades da população espinhense, o que trará também benefícios ao Hospital de Gaia, pela diminuição da pressão do número de utentes nos serviços de urgência.
Estamos por isso empenhados em sermos parte da solução, articulando com a nova administração e a tutela da saúde no governo, para implementar rapidamente as medidas necessárias à melhoria dos serviços de saúde no nosso concelho.