Estação Arqueológica do Castro de Ovil

Concluída a 2ª fase da requalificação do Sítio. Foram consolidadas as estruturas e colocada sinalética para facilitar a navegação e interpretação dos locais
A Câmara Municipal de Espinho promoveu uma visita guiada ao Castro d'Ovil, Sítio Arqueológico da Idade do Ferro no Lugar do Monte em Paramos onde foram concluídos os trabalhos de consolidação das estruturas, colocação de sinalética nos percursos e construção de instalações sanitárias e arrecadação de materiais.
O Sítio dispõe agora de 11 painéis bilingues explicativos e didáticos instalados ao longo dos percursos pedonais.
Recorde-se que, numa 1ª fase, foram melhoradas as acessibilidades àquele espaço, com colocação de vedação e placas identificativas do Sítio.
O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Pinto Moreira, acompanhado do vice-presidente e vereadores, do presidente da Junta de Freguesia de Paramos e outros autarcas, elogiou os técnicos municipais e o empreiteiro da obra, pelo meticuloso trabalho que desenvolveram na excelente preservação e conservação das estruturas ali existentes.
Pinto Moreira salienta que o Castro d'Ovil é um sítio único no país porque "combina construções e percursos que datam da Idade do Ferro com património industrial do século XIX com uma envolvente ambiental atrativa e lúdica de assinalar".
No local foram plantadas centenas de árvores autóctones para enriquecer a paisagem e tornar o local ainda mais aprazível e convidativo à população do concelho de Espinho, à sua comunidade escolar e aos turistas que também procuram alternativas ao sol e ao mar das nossas praias, sublinha o presidente da autarquia.
Pinto Moreira anunciou para o próximo ano o início da terceira fase da obra, que vai contemplar a recuperação de um edifício em ruínas que fazia parte da antiga fábrica de papel do Castêlo e transformá-lo em Centro Interpretativo.
Os artefactos históricos recolhidos pelos arqueólogos municipais que se encontram à guarda do Museu Municipal de Espinho serão recuperados e repostos na Estação Arqueológica do Castro d'Ovil.
O presidente da Câmara de Espinho considera estratégico para o município este investimento municipal na recuperação de um espaço que estava ao abandono e que hoje faz parte dos roteiros culturais do país.