EM ESPINHO
Siga-nos:

CME adquiriu equipamento para destruir vespa asiática
15.03.2017

O serviço municipal de protecção civil da Câmara de Espinho já se encontra dotado de kit de incineração de ninhos da vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática.

Trata-se de um kit de incineração composto por uma ponteira em alumínio com um queimador acoplado, de alto débito, ligado a uma mangueira com 25 metros de extensão. O equipamento é ainda complementado por um conjunto de 10 varas de alumínio de 2 metros cada, com sistema de encaixe e acoplamento rápido, que permite a destruição de ninhos em altura por incineração até ao limite de 20 metros.

Sendo o verão, a estação do ano em que esta espécie é mais prolífera, tornou-se imprescindível a aquisição deste novo equipamento que dispensará em muitos dos casos, a presença da auto-escada dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho.

A vespa velutina é uma espécie prejudicial para a saúde pública e ambiental. A vespa asiática é além disso uma espécie predadora das abelhas europeias.
A vespa asiática é agressiva quando sente os seus ninhos ameaçados, causando prejuízos aos nossos apicultores.

O trabalho do Município de Espinho na destruição desta praga tem-se revelado eficaz, em parte devido à colaboração dos munícipes que têm vindo a alertar para a existência de alguns ninhos.
O novo equipamento adquirido pela CME para destruir os ninhos de vespa velutina ou asiática já foi testado pelo Serviço de Protecção Civil Municipal.

Ajude-nos neste trabalho de combate à Vespa Velutina!

Caso se depare com um ninho desta espécie, contacte os serviços municipais de Proteção Civil, através de +351 227 335 800

Os serviços municipais de Proteção Civil de Espinho deixam um agradecimento especial aos apicultores Alfredo Silva e Prof. Jean Pierre, que têm ajudado a autarquia desde o início deste processo.

> Identificação da Vespa Velutina

> Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal