EM ESPINHO
Siga-nos:
Notícias


http://cinanima.pt/ Cinanima'17
12.10.2017


Página oficial do festival AQUI

O CINANIMA apresenta os seus jurados para a competição internacional

Nesta 41ª edição, caberá ao português Paulo Trancoso conduzir as escolhas do Júri da Competição Internacional de Curtas-metragens. Realizador, produtor e editor de vídeo, Paulo Trancoso é o primeiro Presidente da Academia Portuguesa de Cinema.
A esta equipa junta-se a experiência do holandês Michael Dudok de Wit, realizador de "The Monk and the Fish” - nomeado para o Oscar e vencedor de um César. Michael Dudok ficou mundialmente conhecido pela sua obra "Father and Daughter”, vencedor do Grande Prémio no CINANIMA, do Festival de Annecy, do Oscar e de um BAFTA. A sua primeira longa-metragem - "The Red Turtle” foi exibida em 2016, no CINANIMA. Este realizador multipremiado dará ainda uma masterclasse no sábado, dia 11 de novembro, na Sala António Gaio. Para completar este júri, contamos com o húngaro Ferenc Mikúlas, director do Kecskemét Animation Film Festival.

O júri responsável por atribuir os prémios na Competição Internacional de Longas-metragens irá estar sob os comandos de José Miguel Gaspar, editor da cultura do JN e crítico de cinema há mais de 15 anos. Gaspar terá a seu lado o realizador espanhol Damián Perea, que é também diretor e produtor do XII Summit, Conference and International Film Festival of Animation, Visual Effects and Video Games - Animayo. Damián Perea será responsável por um workshop, durante a semana do Festival.
O historiador francês Thierry Steff é o terceiro elemento deste júri, e dará uma masterclasse na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
O Júri Internacional para Filmes de Escola será composto pela portuguesa Marina Estela Graça, actualmente directora do Curso de Imagem Animada, na Universidade do Algarve. Juntam-se o realizador e artista plástico holandês Menno de Nooijer e o professor belga Martin Koscielniak. Todos os membros deste júri darão masterclasses em universidades portuguesas, durante a sua estadia no CINANIMA.
Esperamos por todos nestes 41 anos do CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho que decorrem de 6 a 12 de Novembro.


O Instituto de Cinema e do Audiovisual efectuou a avaliação das candidaturas para apoio à realização de festivais de cinema em território nacional para o ano de 2017. Foram apresentadas dezassete candidaturas, ficando a cidade de Espinho com dois festivais nos dez primeiros lugares: o FEST na 5ª posição com 8,04 pontos e o CINANIMA na 7ª com 7,56 pontos. Lisboa, Espinho e Porto foram as únicas cidades que conseguiram a classificação de dois festivais nos dez primeiros lugares, ficando Espinho no segundo lugar, logo a seguir a Lisboa. É um excelente resultado para a cidade de Espinho, que faz jus à sua tradição cinematográfica e que é uma das marcas culturais desta Praia.


Notícia de 04.10.2017
A 41ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho realiza-se de 06 a 12 novembro e terá este ano em competição 104 filmes de 24 países, selecionados entre 1338 candidaturas.
Segundo revela hoje a organização do certame, a secção competitiva incluirá 43 Curtas-metragens, quatro longas e 36 filmes de âmbito escolar, enquanto a programação paralela se focará em dois temas: os Refugiados, a explorar com o filme "O Refugiado" (2012) do realizador Rui Cardoso, e o Erotismo, a apreciar em obras de autores como Monique Renault, Gerrit Van Dijk, Michaela Pvlátova e Bob Godfrey.
O festival prevê ainda uma homenagem a Artur Correia, "autor de alguns dos maiores momentos do cinema de animação português". Em 1970 realizou o primeiro filme nacional de desenhos animados para o grande público, "Eu quero a lua", e, em 1988, assinou também a primeira série televisiva de animação, intitulada "O Romance da Raposa", baseada no texto homónimo de Aquilino Ribeiro.
Obras desse autor serão assim exibidas no Centro Multimeios de Espinho no primeiro dia do festival, em cujo arranque se inclui também a exibição da longa-metragem "Loving Vicent" (2017), de Dorota Kobiela e Hugh Welchman.
Esse filme "conta a história da vida e da misteriosa morte do pintor Vincent Van Gogh e é a primeira obra cinematográfica totalmente pintada à mão, no que contou com a contribuição de mais de uma centena de pintores de todo o mundo".
Ao nível das sessões de visionamento, o Cinanima de 2017 contará ainda com programas para escolas e famílias - com filmes como "O Principezinho" (2015) de Mark Ozoborne e "Molly, a Monstrinha" (2016) de Michael Ekblad - e incluirá também retrospetivas dedicadas a cineastas da Hungria, da Áustria e da Eslovénia.
Já no que se refere ao programa de formação do certame, na edição deste ano destaca-se a masterclasse do realizador holandês Michael Dudok de Wit, que em 2000 venceu o Grande Prémio do Cinanima com a curta-metragem "Father and Daughter" - que mais tarde lhe mereceu um Óscar (pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos) e um BAFTA (pela Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão).


Notícia de 04.10.2017:
CINANIMA'17
Exibe programas para milhares de alunos em seis Universidades durante o mês de outubro

Desde 2013 que Outubro é sinónimo de CINANIMA nas Universidades. O Porto foi a primeira cidade a receber as nossas propostas para cada sexta-feira do mês que antecede o Festival. No ano seguinte, juntou-se a UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que também integrou este projecto e trouxe consigo centenas de estudantes. Na verdade, o CINANIMA foi sendo fiel a si próprio, promovendo o cinema de animação junto de todos os curiosos na comunidade universitária. Em 2016, o CINANIMA chegou ainda a Aveiro e a Coimbra, em todas as semanas de Outubro, com propostas interessantes e inovadoras, que incluem filmes diferenciadores e inquietantes.
É com enorme prazer que o Festival anuncia, em 2017, a parceria com a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Algarve, alargando assim o leque de visionamento de filmes a seis universidades portuguesas.
O CINANIMA exibirá nas cidades do Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Covilhã e Faro um olhar sobre a sua programação extra-competição deste ano, de terça a sexta-feira, todas as semanas do mês de Outubro. O Festival decorrerá entre os dias 6 e 12 de novembro na cidade de Espinho.

Datas
Universidade do Porto - 6, 13, 20 e 27 outubro
UTAD - 5, 12, 19 e 26 outubro
Universidade Aveiro - 4, 11, 18 e 25 outubro
Universidade Coimbra - 3, 10, 17 e 24 outubro
Universidade Algarve - 10, 17, 24, 31 outubro
Universidade da Beira Interior - 4, 11, 18 e 25 outubro

 

Link Relacionado: http://cinanima.pt/
    •  

« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados