Avenida 32 terá passadeira inteligente experimental

Sucesso desta tecnologia implicará a instalação de mais equipamentos em passadeiras identificadas com igual risco de atropelamento
Atento às questões de segurança dos peões, o Município de Espinho vai instalar numa das passadeiras da cidade com maior afluxo pedonal e rodoviário, um sistema que torna as passadeiras inteligentes e seguras
O CWAY é um equipamento tecnológico criado e patenteado pela CommunicateWay, Lda.. De simples instalação e com design urbano, adaptável a todas as passadeiras de peões, visa reduzir para zero o número de atropelamentos, através da emissão de sinais luminosos, que alertam os condutores para a sua presença.
Tendo em conta o histórico mais recente, a Câmara Municipal Espinho escolheu a passadeira que atravessa a Avenida 32, a norte da Piscina Municipal, para instalar este equipamento que permitirá aferir da eficácia do sistema e vir a replicar a sua instalação noutras passadeiras de igual perigosidade devido ao elevado afluxo de peões e veículos.
Com o CWAY, são emitidos avisos luminosos que não interferem com a iluminação publica e alertam os automobilistas para a presença de peões na passadeira, implicando uma automática redução de velocidade. Este equipamento energeticamente eficiente, dotado de tecnologia LED, ilumina as passadeiras e emite sinais luminosos de alerta através de um sistema de vídeo analítico sem registo de imagem, permitindo a contagem de peões e veículos com total garantia de proteção de dados.
Depois de Guimarães onde o sistema foi apresentado, Espinho é o primeiro Município do país a testar este novo equipamento que, cumprindo-se o sucesso esperado, implicará a instalação de novos equipamentos noutras passadeiras identificadas com semelhante risco de atropelamento.