Assinado o acordo de cooperação para o Projeto VOAHR

Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência conta integrar 7 mil novos voluntários na Área Metropolitana do Porto
Na manhã de sexta feira, 10 maio, foi assinado o acordo de cooperação entre o Município de Espinho e a Pista Mágica, na qualidade de promotora do projetos de voluntariado.
Este acordo visa a implementação do "Projeto VOAHR-Voluntariado Organizado para uma Ação Humanitária de Referência", que será apresentado a todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social-CLAS.
Tem como principal objetivo a integração de 7 mil novos voluntários em 3 anos decorrente da implementação do projeto VOAHR nos 14 municípios da AMP, nomeadamente: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Porto, Póvoa de Varzim, S.João da Madeira, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.
O projeto VOAHR surgiu da necessidade de dinamizar o voluntariado ao nível local e pretende aumentar o impacto do voluntariado ao nível municipal através da formação, consultoria e auditoria.
Serão envolvidos todos os agentes de voluntariado (voluntários, organizações da economia social, setor público, empresas e entidades educativas).
É necessário que se criem oportunidades de voluntariado inclusivas e se consiga construir uma rede entre todos os seus parceiros na comunidade.
Só assim é possível dinamizar e potenciar o voluntariado a nível local que resulta num efetivo combate aos problemas locais.
Por isso a iniciativa está assente em três grandes pilares, isto é, conjuntos de atividades: apoio às estruturas municipais de voluntariado; capacitação dos agentes de voluntariado (metodologia CADEI); voluntariado inclusivo.
Esta parceria visa dotar o Banco Local de Voluntariado de Espinho de uma nova estratégia de voluntariado para o município.