EM ESPINHO
Siga-nos:
Informação e Actividades
Resíduos Sólidos Urbanos

O aumento da produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), nas sociedades modernas (representam cerca de 15% da totalidade dos resíduos produzidos), acompanhada de uma forma genérica pelo aumento da sua perigosidade - presença de pequenas quantidades de resíduos perigosos - medicamentos, tintas, pilhas, solventes, óleos e gorduras resultantes do uso doméstico, fez com que a gestão dos resíduos sólidos se torna-se uma operação deveras importante, revelando-se mesmo como um desafio inadiável para as sociedades modernas.

Todo o Município de Espinho está coberto pelo sistema de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU's). No ano 2011 o total de resíduos indiferenciados produzidos foi de 15402,44 toneladas. Verificou-se que em média por mês foram produzidos 1.284,027ton/mês, verificando-se um aumento de 8 % de Resíduos indiferenciados recolhidos, durante os meses de época alta em relação aos restantes meses do ano.
Em comparação com o ano 2010 há um decréscimo de 4% na produção de resíduos indiferenciados o que significa que os habitantes do Concelho Municipal de Espinho, passaram de uma produção diária 1,38 kg/habitante em 2010 para uma produção diária de 1,33 kg/habitante em 2011.

Em relação aos resíduos provenientes da reciclagem multimaterial (Papel/Cartão, Embalagem de Plástico, Metálicas e de Vidro) em 2010 foram recolhidos 960,32 ton o que corresponde a 30,2 Kg/ habitante/ano, em 2011 recolheu-se um total de 942 toneladas, equivalente a uma produção anual por habitante de 29,63 kg/habitante/ano.

Em relação aos resíduos verdes rececionados nos Ecocentros do Concelho, verificou-se um aumento de cerca de 44% no ano 2011 em comparação com o ano 2010.

Os resíduos recolhidos seletivamente (2 Ecocentros, 78 Ecopontos na via pública, 22 nas Escolas, 8 vidrões, 17 Oleões) são enviados para o Centro de Triagem de Materiais - LIPOR I, enquanto os resíduos recolhidos indiferenciadamente (686 contentores, 6 cititainer triplos e 10 molokes) são enviados para a Central de Valorização Energética - LIPOR II.

Lista de Resíduos que podem ser depositados nos Ecocentros sem custo para o munícipe


Horário dos Ecocentros

Os Serviços da Câmara têm ao dispor do munícipe um serviço de recolha de monstros e resíduos de jardim particulares. A remoção é feita mediante solicitação prévia, com pelo menos cinco dias uteis de antecedência junto do serviço de atendimento.

Links de Interesse:



« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados