EM ESPINHO
Siga-nos:
Informação e Actividades
Concurso 50/50 e Elevar o seu Negócio

O Alto Comissariado para as Migrações-ACM, I.P., divulga: Concurso 50/50 e o Programa Elevar o seu Negócio, dois projetos destinados aos cidadãos portugueses não residentes.

Estas respostas contribuem para a prossecução dos objetivos elencados no eixo V do Plano Estratégico para as Migrações - Políticas de ligação, acompanhamento e apoio ao regresso dos cidadãos nacionais emigrantes, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros, nº 12-B/2015, de 20 de março.

O Concurso 50/50 possibilita que instituições com causas sociais e humanitárias, sedeadas em Portugal, possam angariar 50% do financiamento necessário para a implementação de ideias com impacto social e local. Os restantes 50% serão atribuídos pelo Alto Comissariado para as Migrações. As ideias a apresentar ao Concurso 50/50 deverão enquadrar-se nos seguintes eixos de intervenção, de acordo com a respetiva área de atuação: reabilitação urbana/património; negócios sociais; animação comunitária; ambiente; infância/juventude e idosos. Poderão ainda ser consideradas ideias que não se enquadrem nestes eixos de intervenção, desde que se verifique que as mesmas contribuem para o objetivo do Concurso 50/50.

Cada entidade pode assim submeter as suas ideias ao Concurso 50/50 de modo a receberem o apoio de emigrantes portugueses interessados em investir na sua terra de origem. Este Concurso pretende assim transformar os emigrantes portugueses em agentes de inovação social e desenvolvimento territorial de base local.

Toda a informação acerca deste Concurso, nomeadamente o seu Regulamento, bem como a submissão de candidaturas ao Concurso 50/50 é efetuada na plataforma disponível em 50por50.pt, através do preenchimento e envio de um formulário de candidatura para apresentação da(s) ideia(s) a concurso. A fase de candidaturas ao Concurso 50/50, decorre até ao dia 15 dezembro de 2015.

O Programa Elevar o seu Negócio é dirigido a micro empresários portugueses com empresas sediadas no estrangeiroque pretendam estabelecer o seu negócio em Portugal. O programa visadisponibilizar condições para que o possam replicar em Portugal contribuindo para o desenvolvimentoe criação de valor na economia. O Programa constitui-se como um instrumento quepermite alavancar os negócios dos empresários emigrantes portugueses que estabeleceram as suasempresas noutros países, e que desejam estreitar laços com o seu país e a sua região de origem.

Materializa-se em assessoria na constituição da empresa em Portugal, apoio técnico, integração em fórum e rede de empresários, acesso privilegiado às entidades locais e acompanhamento por um personal business mentor. Todas as informações disponíveis em: www.acm.gov.pt/-/elevador-pt