EM ESPINHO
Siga-nos:
Informação e Actividades
Programa Metropolitano de Emergência Social

A Câmara Municipal de Espinho vem por este meio comunicar o encerramento do período de candidaturas ao Programa Metropolitano de Emergência Social do Concelho de Espinho.

No seu período de vigência, foram apoiados 185 agregados familiares do concelho. O Programa foi executado na sua totalidade, restando apenas um pequeno remanescente de verbas para distribuir, entretanto, já afetadas aos respetivos processos.

Conforme Regulamento tornado público, foram distribuídos 81.207,00 euros, com o máximo de 1.000 euros por família, em despesas de habitação, saúde, alimentação e educação. Todos os processos foram avaliados por técnicos de acompanhamento da rede social e as respetivas propostas de apoio validadas pela Divisão de Ação Social Intergeracional e Saúde. Os apoios financeiros foram executados mediante apresentação dos recibos e faturas entretanto validados.

O Programa de Emergência Social sendo de responsabilidade do Município, foi implementado em parceria com instituições da Rede Social, ao nível da identificação, diagnóstico, referenciação e implementação. A este nível, agradecemos o profissionalismo, celeridade e rigor colocados na operacionalização deste Programa pelos técnicos da Cerciespinho, do Centro Social de Paramos, da Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho- ADCE (Centro Comunitário e equipa de Protocolo de Rendimento Social de Inserção) e do Serviço Local de Segurança Social – Espinho.

Este Programa mesmo sendo um apoio financeiro excecional e temporário a agregados familiares carenciados, em situação de emergência social grave, contribuiu para melhorar a situação de vários munícipes, atenuando o impacto da crise e resolvendo algumas situações que de outra forma seriam de difícil resolução.

Programa Metropolitano de Emergência Social - AMP
Notícia de 01.10.2013

Entrou em vigor no passado dia 26 de setembro em Espinho, o Programa Metropolitano de Emergência Social da Área Metropolitana do Porto.

Este Programa destina-se a disponibilizar um apoio financeiro excecional e temporário a agregados familiares carenciados, em situação de emergência social grave, nomeadamente, no âmbito da habitação, da carência alimentar, de cuidados de saúde e do apoio à educação das crianças e jovens que residam no Concelho de Espinho.

Prosseguindo uma vez mais uma política de proximidade e do trabalho em rede, este apoio será implementado através da Divisão de Ação Social Intergeracional e Saúde.

Para ter acesso a esta resposta social, cada indivíduo (ou agregado familiar) deverá preencher formulário de candidatura devidamente preenchido e assinado pelo candidato, representante do respetivo agregado familiar. O formulário de candidatura deverá ser entregue no Atendimento Municipal de Espinho – AME no edifício da Câmara Municipal.

Os interessados poderão ainda obter informações sobre o programa em:
a) Presencialmente, junto dos serviços da Divisão de Ação Social, Intergeracional e Saúde (DASIS), localizado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho, Rua 41/Av. João de Deus, em Espinho, no respetivo horário de funcionamento, compreendido entre as 9:00h e as 13:00h e das 14:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira;
b) Por correio eletrónico para o endereço pmes.amp@cm-espinho.pt;
c) Telefonicamente (entre as 9:00h e as 13:00h e das 14:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira) para os números 227335800 / 227326258 / 227327072.

> Consultar Edital
> Consultar Normas Internas de Atribuição