EM ESPINHO
Siga-nos:
Institucional
Biografia

Joaquim José Pinto Moreira, licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, é casado e tem três filhos. É natural e sempre residente no concelho de Espinho, mais concretamente na Vila de Anta. É originário de umas das mais numerosas e respeitadas famílias antenses: a família Pinto. Dos seus laços familiares contam-se as passagens do avô pelo executivo da Junta de Freguesia de Anta tendo o antigo presidente da Câmara Municipal de Espinho, Dr. António Pereira Pinto, laços familiares com Pinto Moreira.

Do ponto de vista associativo o presidente da Câmara Municipal de Espinho prima por ser um homem dinâmico e com inúmeras passagens pelas várias colectividades da Vila de Anta. Foi aluno e músico da Tuna Musical de Anta tendo mais tarde pertencido aos seus corpos sociais. Ainda na Tuna Musical de Anta colaborou nas mais diversas organizações promovidas pela colectividade onde os eventos de cariz desportivo e lúdico se destacam.

No mundo desportivo foi atleta da Novasemente Grupo Desportivo participando com o emblema antense nos campeonatos concelhios de Futebol Popular. Mais recentemente ingressou na secção de veteranos de futebol da Associação Desportiva de Esmojães tendo sido um dos seus activos até à sua tomada de posse como presidente da Câmara.
 
No capítulo do dirigismo foi durante vários mandatos, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Novasemente Grupo Desportivo.
 
Ainda no campo do associativismo, destaque para a filiação ao Sporting Clube de Espinho desde 1987, é sócio da Associação dos Bombeiros Voluntários de Espinho, sócio da Associação Social de Desenvolvimento da Vila de Anta, sócio da Associação Desportiva de Esmojães, sócio da Novasemente e sócio da Tuna Musical de Anta.

No que diz respeito ao percurso político, o presidente da Câmara Municipal de Espinho entrou para os quadros do PSD pela mão da JSD no decorrer do ano de 1990. Já desempenhou os cargos de presidente da comissão política da secção de Espinho do PSD, presidente da mesa do plenário da secção de Espinho do PSD, vice-presidente da Comissão Política da Secção de Espinho do PSD, líder da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Espinho, delegado na assembleia distrital de Aveiro do PSD e foi recentemente eleito, por larga maioria, presidente da Comissão Política da Secção de Espinho do PSD.
 
No aspecto profissional, Pinto Moreira desenvolveu a actividade de advogado num escritório de advogados na cidade do Porto. Desde 2004 montou escritório próprio e desenvolve a actividade profissional na cidade de Espinho, tendo ao longo deste percurso profissional construído um nome respeitado e conceituado no mundo da advocacia.
               
Em termos de participação cívica, Pinto Moreira foi colunista do semanário local "Maré Viva” durante dois anos e durante um ano foi membro do painel residente do programa de rádio "Estado do Concelho” que semanalmente ia para o ar (na Rádio XL) em que a análise detalhada ao concelho de Espinho, nas mais variadas áreas, era o prato forte.
 
Por outro lado, sempre se mostrou disponível para colaborar com movimentos cívicos que se assumiram como defensores dos interesses dos espinhenses como ficou demonstrado pela participação activa que desenvolveu no movimento "TGV não Espinho”.
 
A humildade, o fácil trato e a lealdade são princípios pelos quais o presidente da Câmara Municipal não abdica.
 
Do ponto de vista pessoal a família assume um lugar privilegiado no capítulo das prioridades. O convívio com os amigos e o desporto são duas das coisas que o presidente da Câmara Municipal de Espinho, sempre que tem possibilidade, coloca na sua agenda semanal.



« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados