Exposição "sulla terra feconda di parole"

26 Set 2015
Data 26 Set 2015 - 02 Jan 2016
Hora 16:00
Local: Fórum Arte e Cultura de Espinho
Do pintor Florentino Alberto Gallingani

Para o Museu Municipal de Espinho é uma honra e um prazer receber nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso a exposição "sulla terra feconda di parole”, mostra antológica, do pintor Alberto Gallingani.

Trata-se da obra pictórica de um artista nascido em Florença, em 1938, berço desse grande movimento artístico-cultural que foi o Renascimento, e que partindo de uma experiência pictórica de carácter realista, vai aderir ao movimento abstracto florentino dos anos 60 do século XX, recebendo a influência de Vinicio Berti. A partir do "Primo Manifesto della Pintura di Nuova Realtà”, em 1969, Gallingani desenvolveu um trabalho notável, em conjunto com Berti, dentro do abstracionismo contemporâneo italiano. Os anos seguintes foram fortemente marcados pelo trabalho no contexto do estúdio artístico "Il Moro”, do "Manifesto della Morfologia Costruttiva”, da "Geometrica Utopica”, da revista "Art in Opposition”, primeira revista de arte postal em Itália e, mais recentemente, da conjugação da fotografia com a pintura.

"Estamos perante um artista que faz da sua arte uma forma de participação cívica, consciente e activa, quer do ponto de vista moral, quer do ponto de vista político, colocando na primeira linha os valores ideológicos das relações humanas. Em Espinho estarão patentes ao público perto de 150 trabalhos, numa exposição retrospectiva de toda a sua obra, a qual, seguramente, nos dará uma visão muito concreta da evolução da sua pintura e da sua arte. Agradeço em nome do Museu Municipal de Espinho ao Mestre Alberto Gallingani e ao Carlos Wanzeller, a amabilidade e a conjugação de esforços no sentido de trazerem à cidade de Espinho uma magnífica exposição que, estou certo, muito nos engrandecerá."

Organização: Câmara Municipal de Espinho e Galeria Zeller