Exposição dos 75 anos da Piscina Solário Atlântico

Exposição dos 75 anos da Piscina Solário Atlântico
Data 16 Jun 2018 - 09 Set 2018
Hora 12:30
Local: Piscina Solário Atlântico (exterior)

Em 10 de Julho de 1943 foi inaugurada a Piscina Solário Atlântico, um equipamento à época inovador em Portugal, quer pela sua arquitetura, como também pela sua dimensão olímpica para a prática da natação e cuja marca distintiva esta bem patente nas três pranchas de saltos para a água. O programa de comemorações que a Câmara Municipal de Espinho preparou para assinalar essa data pretende dar destaque a este importante espaço social e de lazer da cidade e homenagear um conjunto de personalidades, que durante as sete décadas e meia da sua existência foram importantes para o desenvolvimento e afirmação deste equipamento municipal, que foi sempre visto como um elemento afetivo e identitário da comunidade espinhense.

Da Comissão de Honra dos 75 anos da Piscina Solário Atlântico fazem parte a Dra. Filomena Maia Gomes, Presidente da Assembleia Municipal de Espinho, Dr. Pinto Moreira, Presidente da Câmara, Sr. Vasco Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Espinho, Dr. António Alberto Calheiros Lobo, em representação da família de sócios da Empresa de Melhoramentos de Espinho, sociedade concessionária da construção e exploração da Piscina, Sr. António Catarino de Araújo, em representação da família do empreiteiro da obra e o Sr. Coronel Gaioso Vaz, em representação da família do primeiro Diretor Técnico, Prof. Silvério Vaz.

Outras iniciativas no âmbito das comemorações dos 75 anos destas instalações
16 junho, 12h30 - Inauguração da exposição de rua evocativa dos 75 anos, nos muros da Piscina virados a poente. A exposição estará patente ao público até ao dia 9 de Setembro.
10 julho, 18h30 - Sessão Comemorativa dos 75 anos, com homenagem a um conjunto de personalidades espinhenses, que marcaram a história deste equipamento municipal.
15 julho, 19h00 - Concerto evocativo dos 75 anos. O FIME - Festival Internacional de Música de Espinho, associa-se às comemorações dos 75 anos da Piscina Solário Atlântico com a realização de um grande concerto tendo como pano de fundo a fachada da Piscina, num pôr sol em frente ao Atlântico, e com a participação de Hermeto Pascoal, que será acompanhado pela Orquestra de Jazz de Espinho, com direção musical de Daniel Dias e Paulo Perfeito.