Encontro Intermunicipal das CPCJ

Data 22 Nov 2017
Hora 09:00
Local: S.João da Madeira
Neste encontro, promovido pela CPCJ de S. João da Madeira e organizado em conjunto com um grupo de CPCJ do Norte do Distrito de Aveiro (Santa Maria da Feira, Espinho, Arouca e Castelo de Paiva), na sequência de um repto lançado pela Coordenação Regional do Centro da CNPDPCJ que pretende estreitar laços entre CPCJ e promover a partilha de boas práticas, pretende-se:
  • desmitificar o papel das CPCJ;
  • mostrar/dar visibilidade ao outro lado das CPCJ;
  • refletir sobre a prática das CPCJ.
Tendo por base uma reflexão da autoria do Dr. Rui Marques, do Forum GovInt e da PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados:
"Há ainda projetos de investigação que estão a arrancar e os projetos piloto, que são também este esforço com as CPCJ de mostrar o que de bom se faz na sociedade portuguesa. Nos tempos de crise que vivemos precisamos de olhar para as coisas que fazemos muito bem, aprender com elas, melhorar o que já fazemos bem para ser excelente. É esse o caso das CPCJ."
O Encontro pretende, na parte da manhã, com a presença da Dra. Fátima Duarte da CNPDPCJ - Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens:
  • apelar à importância da construção de um Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, de forma integrada com toda a comunidade local;
  • apresentar um estudo/diagnóstico local que está em curso neste momento, em S. João da Madeira, que permitirá refletir sobre as dificuldades, constrangimentos, capacidades e potencialidades das CPCJ nos seus territórios, e que servirá de base aos Planos Locais de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças, para o triénio 2018/2020;
  • apresentar boas práticas desenvolvidas pelas diferentes CPCJ.
Na parte da tarde, com a presença do Dr. Rui Marques, o Encontro pretende:
  • apelar à importância da intervenção/governação integrada na prevenção das situações de perigo a que as nossas crianças e jovens estão expostas, baseado na perspetiva do provérbio africano "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança";
  • apresentar casos de sucesso das CPCJ (escritos em vídeo e provavelmente algum de viva voz).
As inscrições são gratuitas, mas limitadas e deverão ser feitas no link: https://goo.gl/forms/6M7ceCT37mxR4JkF3