EM ESPINHO
Siga-nos:
Missão

"Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público, e que adquire, conserva, estuda, comunica e expõe testemunhos materiais do homem e do seu meio ambiente, tendo em vista o estudo, a educação e a fruição.
ICOM - International Council of Museums


Orientados pelos preceitos museológicos definidos internacionalmente, o Museu Municipal de Espinho caracteriza-se como um espaço dinâmico, de interacção entre o passado e o presente. Delimitado pelas fronteiras de uma comunidade que foi ao mesmo tempo piscatória e operária, o Museu localiza-se no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), antiga Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & C.ª. A concepção museográfica, integra três exposições permanentes: fábrica de conservas, arte xávega e bairro piscatório/operário, este acervo, é o eixo central de todo o Museu e a inventariação estudo e conservação do mesmo são preocupações e objectivos permanentes. A funcionalidade do museu passa, também, por uma galeria de exposições temporárias, que em menos de 2 anos, já apresentou ao público 15 exposições de índole artística e documental, pelo serviço educativo cujo programa apresenta um vasto leque de actividades dirigidas para o mais variado universo escolar e pelo serviço de investigação histórica cujo trabalho tem-se vindo a materializar. Exemplo disso foi a exposição Rostos da República, uma mostra evocativa do centenário da Implantação da República, que resultou na realização de 87 biografias, a partir das quais foram elaborados sessenta painéis para a Galeria do Museu Municipal de Espinho e itinerância por municípios portugueses, e cinquenta para uma exposição que foi inaugurada em Brunoy, cidade francesa geminada com Espinho, e que já percorreu outras cidades Europeias. Deste grande projecto do serviço de investigação do Museu Municipal de Espinho resultou também um catálogo que reúne as 87 biografias das personalidades investigadas.

Orientados essencialmente para a comunidade local, a aposta na divulgação de todas as iniciativas e actividades, levas a cabo no FACE/ Museu Municipal de Espinho, tem sido uma realidade. Dessa aposta, destaca-se o blog do Museu Municipal de Espinho  (museumunicipaldeespinho.blogspot.com) que constitui uma ferramenta interactiva que estabelece ligação com o público que nos visita.


« voltar

© 2017 Câmara Municipal de EspinhoTodos os direitos reservados